segunda-feira, 2 de abril de 2012

Atividades no linux para as futura profes do magistério

Lista de atividades que podem ser utilizadas pedagógicamente no laboratório de informática das escolas ( linux educacional 3.0 e 4.0 - G- Compriss)
Quebra-cabeças
Quebra-cabeça Tangram
É um quebra-cabeça que consiste em 7 peças de vários formatos e tamanhos, com os quais deve-se formar figuras.
Montem um quebra-cabeça
Quebra-cabeça simples, no qual se deve arrastar as peças e encaixá-las de maneira correta.
Quebra-cabeça deslizante
Consiste em arrastar as peças horizontal ou verticalmente para que a peça vermelha chegue à saída.
Construa o mesmo modelo
Selecione as peças com um clique e tente colocá-las em um local para que fique igual ao modelo a sua direita.
Super inteligência
O objetivo é selecionar a ordem correta das cores, clicando no botão OK para verificar se estão corretas.
Torre de Hanói simplificada
Deve-se criar uma torre igual ao modelo da direita. Porém, só pode-se retirar uma peça superior por vez, respeitando o limite de quantidade de peças.
Torre de Hanói
Composta por três torres onde só se pode mover uma peça por vez e nenhuma peça maior pode ficar em cima de uma menor, com o objetivo de transpor todas as peças para a terceira torre.
Sudoku
Consiste em grades que não se pode ter uma linha, coluna ou região com números ou figuras iguais.
O jogo dos quinze
O jogo consiste em 16 campos com 15 números, ordenados de 0 a 15, de maneira aleatória, com o intuito de colocá-los na ordem correta.
Matemática
Geometria
Uma ferramenta simples de desenho vetorial
É um local onde a criança pode desenhar de maneira bem simples, muito parecido com o “paint”.
Redesenhe o item mostrado
Tem como objetivo fazer um desenho igual ao da imagem da direita usando as ferramentas utilizadas na atividade anterior.
Espelhe o item mostrado
Também tem como objetivo fazer um desenho, porém só este terá que ser de maneira espelhada.
Atividades de cálculo
Memória de matemática contra o Tux
Nessa atividade serão encontrados vários outros jogos envolvendo memorização e operações matemáticas de: adição, subtração, multiplicação, multiplicações e divisões, com todas as operações, com adições e subtrações, e com divisões Todas tendo como adversário o Tux.
Atividades de álgebra
Operações de soma
Nesse temos que digitar o resultado da soma antes que o balão caia no lago.
Operações de subtrações
Nesse temos que digitar o resultado da subtração antes que o balão caia no lago.
Operações de multiplicação
Nesse temos que digitar o resultado da multiplicação antes que o balão caia no lago.
Atividades de Mastigadores de números
Mastigador de números iguais
Tem como objetivo de mastigar todos os números iguais ao que o jogo citar, e não deixar o monstro capturá-lo.
Mastigador de números múltiplos
Tem como objetivo de mastigar todos os números múltiplos ao que o jogo citar, e não deixar o monstro capturá-lo.
Mastigador de números diferentes
Tem como objetivo de mastigar todos os números diferentes ao que o jogo citar, e não deixar o monstro capturá-lo.
Mastigador de números Fatoriais
Tem como objetivo de mastigar todos os números fatoriais ao que o jogo citar, e não deixar o monstro capturá-lo.
Mastigador de números Primos
Tem como objetivo de mastigar todos os primos menores que o número citado, e não deixar o monstro capturá-lo.
Atividades e memória com matemática
Nesta atividade serão encontradas várias atividades de memória envolvendo adições, subtrações, multiplicações, divisões, adições e subtrações, multiplicação e divisão, e com todas as operações.
Acerte a balança
Nela temos uma balança, o qual já existe um objeto em um lado, temos que equilibrá-la com os pesos que foram apresentados.
Praticar adição com um conjunto de tiro ao alvo
Jogamos três dardos no alvo levando em consideração à distância, a direção e velocidade do vento, no final somamos a quantidade de pontos e clicamos em OK.
Encontrar as operações correspondentes à resposta fornecida
Estão dispostos algumas operações e números, temos que colocá-las de forma correta para que der o resultado que o jogo citou.
Numeração
Contagem de itens
Nele há alguns itens dispostos, temos que contar cada um deles e digitar sua numeração e clicar em OK.
Números com pares de dados
Digita-se a soma dos pares de dados que estão caindo antes que eles cheguem ao chão.
O Chapéu mágico subtração
Conte quantos objetos ficaram após que alguns deles tenham escapados do chapéu e depois clique em OK.
Números em ordem
É um helicóptero que é movimentado pelas setas num intuito de capturar as nuvens com os números, só que na ordem correta.
Praticar subtração em um jogo divertido
Coloca-se o número correto no dado para que o Tux chegue até o seu alimento.
Chapéu mágico soma
Conte quantos itens encontra-se no chapéu mágico.
Dinheiro
Clica-se nas moedas ou cédulas para chegar até o valor correto da mercadoria apresentada.
Adivinhar um número
Ajudar o helicóptero a sair da caverna adivinhando o número certo entre um intervalo que o jogo dá.
Dinheiro
Clicar nas cédulas e moedas certas para acertar o valor do objeto, só que desta vez utilizando os centavos também.
Ligue os pontos
Desenha-se uma figura clicando nos pontos na ordem correta.
Estratégia
Xadrez
É um jogo de xadrez contra o computador só que ao clicar nas peças você ver a movimentação possível delas.
Ligue 4 (2 jogadores)
Tem que se alinhar quatro bolas, ganhando quem conseguir primeiro.
Jogo das bolas
O objetivo é ir colocando as bolas, fazendo com que o computador coloque a última bola.
Oware
Consiste em seis recipientes de cada lado e um total de 12 sementes tendo como objetivo capturarem a maior quantidade de sementes do adversário.
Ligue 4
Tem que se alinhar quatro bolas, ganhando quem conseguir primeiro. Só que é contra o computador.
Diversão
Tuxpaint
Lança o tux.
Jogo de Futebol
Tente colocar a bola no gol clicando nela para impulsioná-la.
Seu editor de textos
É um editor de textos simplificado, com algumas poucas funções.
Hexágono
Encontre o morango clicando nos hexágonos, quanto mais próximo do objetivo os hexágonos vão ficando mais escuros.
Criar um desenho ou animação
Ferramenta de desenho também parecida com o “paint”.
Converse com seus amigos
É um bate-papo que só funciona na rede local.
Leitura
Clicar em uma letra
O programa fala uma letra e o jogador deve clicar nela.
Prática de leitura
Consiste em uma imagem a direita e algumas palavras à esquerda você deve clicar na palavra que corresponde à imagem.
Prática de leitura na horizontal
Seriam a apresentação de várias palavras na horizontal as quais desaparecem em alguns segundos, tem que se verificar se a palavra apresentada está no quadro a esquerda dizendo se a viu ou não.
Prática de leitura na vertical
Seriam a apresentação de várias palavras na vertical as quais desaparecem em alguns segundos, tem que se verificar se a palavra apresentada está no quadro a esquerda dizendo se a viu ou não.
A letra desaparecida
É dada uma figura e o seu nome faltando algumas letras, o objetivo é completar o nome.
Nome da imagem
Arrastam-se cada figura para o seu respectivo nome.
Descobrir o computador
Manipulações do teclado
Número com dados
Digite o número que estiver nos dados antes que eles caiam no chão.
Mandar a bola para o Tux
Manda a bola para o Tux tentando apertar as duas teclas de SHIFT simultaneamente.
Letras cadentes
Digite as letras antes que elas caiam no chão.
Palavras cadentes
Consiste em digitar as palavras que caem antes delas chegarem ao chão.
Manipulação do mouse
Movimentar o mouse
Consiste em movimentar o mouse para que se limpe a tela no intuito de ver a figura que esta atrás.
Irrigação de plantas
Tem como objetivo irrigar as flores com uma mangueira, devendo-se passar o mouse por toda extensão desta sem sair de cima dela.
Clique em mim
Tem que se clicar no peixe antes que ele saia do aquário.
Clicar com o mouse
Clique com o mouse para mostra a figura escondida.
Clique e desenhe
Desenha uma figura quando se clica nos pontos em azul.
Experiências
Pára-quedista
O Tux pula do avião e você tem que fazer com que ele pouse no barco, não o deixando cair na água.
Operar uma comporta de canal
Tem que abrir e fechar as portas do canal para que o barco chegue do outro lado.
Aprender o ciclo da água
Clique nos objetos na ordem correta do ciclo da água.
Eletricidade
Monta uma instalação elétrica, clicando e arrastando as peças.
Pilote um submarino
Controle um submarino abrindo e fechando as válvulas de entrada e água e seus lemes.
Corrida marítima (dois jogadores)
É uma introdução bem simples a programação, nela você manipulará a direção das pranchas.
Corrida marítima
É uma introdução bem simples a programação, nela você manipulará a direção das pranchas.
Descoberta
Atividades de som
Nela temos que clicar nos toque na seqüência correta.
Atividades diversas
Complete o quebra-cabeça
Arraste as figuras para o local sombreado correto.
Diferenciar a mão esquerda da direita
Aparecerão imagens de umas mãos e você terá que dizer se é à esquerda ou direita.
Chronos
Arraste os itens de acordo com a ordem cronológica correta.
Itens correspondentes
Combinar os itens de maneira correta.
Tabela de correlação
Arraste os itens para os locais corretos e suas respectivas quantidades.
Localizar os países
Coque os países no seu local correto.
O relógio
Aprenda a dizer as horas clicando e arrastando os ponteiros do relógio.
Localizar a região
Clique e arraste as regiões para os seus locais corretos.
Algoritmo
Complete a seqüência de itens corretamente de forma lógica.
Atividades de labirinto
Labirinto 3D
Encontre a saída do labirinto 3D usando as setas direcionais.
Labirinto
Encontre a saída do labirinto usando as setas direcionais.
Labirinto (direcional de uma maneira diferente)
Encontre a saída do labirinto usando os direcionais de uma maneira diferente.
Labirinto (invisível)
Encontre a saída do labirinto invisível.
Atividades de cores
Repetir o mosaico
Reconstrua o mosaico clicando nas peças corretas.
Cores
O programa fala o nome da cor e você terá que clicar na respectiva cor correta.
Leia os nomes das cores
Ler o nome das cores e clicar sobre o balão que tem a cor correta.
Cores avançadas
Clique na cor correspondente a solicitada pelo programa, só que estas são mais difíceis.
Atividades de memória
Jogo da memória com imagens
Clique nas cartas para desvirá-las e memorize a imagem tentando fazer os pares.
Ferrovia
Clique nas partes do trem que corresponde ao que apareceu no início.
Jogo de memória auditiva.
Clique nas imagens que produzem o som igual.
Jogo da memória com imagens contra o Tux
Também é um jogo de memória com imagens só que contra o computador.
Jogo da memória auditiva contra o Tux
Clique nas imagens que produzem o som igual, só que desta vez você estará jogando contra o computador.

Edição: Jurandi Júnior
Revisão: Raphael Fernandes





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